terça-feira, 29 de maio de 2012

É difícil ser honesto hoje em dia...

Ao longo da minha vida profissional, já me foram feitas algumas propostas, digamos que menos honestas, nunca foi nada do género de me levar á cadeia ou coisa que tal, mas eram sugestões para fechar os olhos a certas situações, outras de servir de testemunha para factos que não existiram, mas o mais comum era mesmo o ser aliciada a fazer determinadas coisas em troca de uma "comissão". Durante alguns anos trabalhei numa empresa em que uma das minhas funções era lidar com variadíssimos fornecedores, e estou a falar de compras de grandes volumes e com facturações muito elevadas, ora volta e meia aparecia um fornecedor que me aliciava a comprar somente á empresa que representava em troca da chamada "comissão", dizendo-me mesmo que era prática comum e que toda a gente fazia isso, inclusive alguns colegas meus. Ora eu nunca fui capaz de fazer tal coisa, em vez disso sempre fiz serias pesquisas de mercado optando sempre pela solução que fosse mais rentável para a minha empresa. Além disso havia a situação dos presentes, no Natal era habitual receber alguns presentes para me agradarem, como esses presentes eram sempre de valor simbólico e como eu via isso como um acto de gentileza deles sempre os aceitei. Mas houve um ano que tive certa relutância em aceitar um presente de um fornecedor que trabalhava comigo, era um senhor muito distinto e muito educado por quem eu tinha grande consideração,e num Natal em conluio com um amigo meu que trabalhava comigo ofereceu-me um relógio que eu andava a cobiçar e que seria precisamente o presente de Natal que eu iria comprar para mim. Ao receber o presente, fiquei completamente sem jeito e hesitei mesmo em recebê-lo, mas o senhor garantiu-me que era um presente não um suborno, que de facto queria agradecer-me pela amabilidade e simpatia com que sempre o tinha tratado, eu aceitei mas deixei bem claro que não iria ter qualquer efeito na nossa relação comercial. E não teve, pois tempos depois ele deixou de ser o meu principal fornecedor, uma vez que eu encontrara outro com preços mais competitivos.
Ora eu hoje lembrei-me disto, porque agora estou numa outra empresa, dentro do mesmo ramo mas a trabalhar numa vertente completamente diferente em que não estou tão sujeita ás situações que falei anteriormente, mas acontece que ontem tal voltou a acontecer. No meu local de trabalho, numa sala ao lado de outra em que estava o meu patrão, foi-me proposto "prestar um serviço em troca de uma comissão", analisando bem não é algo que seja completamente errado, mas na minha perspectiva também não é correcto, ao que prontamente declinei e recusei-me a continuar com o assunto.
Agora eu volto ao título deste post, de facto hoje em dia é difícil ser-se completamente honesto, pois não faltam tentações á nossa volta, e eu dou comigo a pensar se calhar até podia fazer aquela viagem para a qual ainda ando a juntar, ou comprar os mimos para mim, mas é só por um momento pois simplesmente não consigo fazer tal coisa, é que no mundo do trabalho além da nossa competência e profissionalismo a reputação também conta muito e, além disso eu quando me deito na cama gosto de fechar os olhos e dormir de imediato e isso só se consegue de consciência tranquila...

6 comentários:

trollofthenorth disse...

Não estarias a fazer mal a ninguém, ao aceitar essa comissão, pois não? Então fuck it. Se não implica prejudicar terceiros, sou sempre a favor. A mim já me propuseram um valor por baixo da mesa, para dar sempre como positivas, as análises a uma empresa que trabalha com a minha. Neste caso fui obrigado a dizer que não, porque em dando para o torto, era eu que me f...lixava. Mas por regra sou a favor. Why not?

Jibóia Cega disse...

troll, se estamos a falar apenas de honestidade, benefeciar pessoalmente à custa de algo de índole profissional, isso de honesto tem muito pouco (ou nada). Mesmo que nao prejudique ninguém.

trollofthenorth disse...

No fundo sei que tens razão, Jibóia. E foi o que acabou por acontecer. Mas a vontade estava lá, por isso nunca atirarei uma pedras em assuntos desta índole. .)

Jibóia Cega disse...

troll, eu provavelmente já terei feito algo parecido mesmo que inconscientemente mas indo realmente ao fundo da questao, a minha opiniao é esta ;)

Gija disse...

Caros amigos Troll e Jibóia, nesta situação que me aconteceu ontem, eu não estaria a prejudicar a minha empresa e confesso que, apesar de ter rejeitado de imediato a proposta, eu pensei nisso, pois não estava a afectar e é óbvio que os euros sabiam mesmo bem, mas foi só mesmo pensar, pois simplesmente não consigo fazer algo assim, é que embora a situação não seja errada também não é completamente correcta e isso para mim é o bastante!! Até vos digo mais, de imediato contei ao meu patrão acerca da "proposta" pois não quero cá confusões nem mal entendidos!!!

esmeraldameira disse...

Gija eu faria o mesmo que tu;D...