segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Doçuras do meu país!!

Ontem fui com meus irmãos almoçar no Centro Histórico da minha cidade, no fim do almoço a Mona sugeriu irmos a outro lado comermos a sobremesa, pois apetecia-lhe comer um doce que é típico aqui da cidade e só há em determinados locais, por ser um doce muito complicado de fazer e de fabrico artesanal, que são as Tortas de Guimarães, que digo já, são divinais, mesmo uma coisa do outro mundo!!! Entretanto, enquanto saboreávamos esta iguaria, lembrei-me de uma conversa que tive recentemente nas férias com a Miss S e a Miss Smile, quando estávamos em Azeitão a saborear as deliciosas Tortas de Azeitão, em que eu dizia que embora achasse as Tortas muito boas, continuava a achar que os Pasteis de Tentúgal são um dos melhores doces regionais, ao que Miss S me respondeu que lhe era impossível escolher só um, pois adorava todos os nossos doces, ao que eu respondi que pensando bem, de facto, embora tenha um carinho especial pelos Pasteis de Tentúgal, adoro vários dos nossos doces de igual forma, de tal maneira que se me apresentassem todos juntos seria um problema e uma tortura ter de escolher um!! Posto isto, deixo aqui uma pequena amostra de alguns dos meus doces regionais preferidos, só para que comam com os olhos...

 Toucinho do Céu 
(que eu faço muito bem!!!)

 Tortas de Guimarães

 Maminhas de freira 

 Pasteis de Tentúgal

 Pudim Abade de Priscos
(que a minha mãe faz muito bem!!)

 Dom Rodrigo

 Travesseiros de Sintra

 Tortas de Azeitão

Pão de Ló Húmido

Acho que ao fazer este post, além de ter ficado a salivar, engordei uns 2 Kg só de pensar em comer estas maravilhas... 

1 comentário:

pedro b disse...

tenho uma pança a abater... mas sa lixe! gosto bem de tortas de guimarães. nunca meti à boca maminhas de freira mas só pelo nome já me parece bem. travesseiros de sintra são bons para queimar a língua sem parar, e o resto, bom, o resto fica outro dia que eu tenho mesmo de abater a pança! :)