segunda-feira, 27 de maio de 2013

E foi aqui que tudo começou... Bitóooooooria!!!




Sou uma orgulhosa Vimaranense, mas nunca fui vitoriana!
O Clube do meu coração é, sempre foi e sempre será o FCP, no entanto, a vitória ontem do Vitória de Guimarães deixou-me com uma alegria imensa, e não foi só por terem derrotado o benfas (sim confesso isso também ajudou) mas a principal razão foi o sentimento geral de euforia e felicidade que se apossou do povo da minha cidade. Eu, como portista, estou mais que habituada a festejar vitórias e títulos conquistados, mas tenho vários amigos e familiares que sofrem desde sempre pelo Vitória de Guimarães e nunca haviam sentido algo assim. E, mesmo não sendo adepta do clube da minha cidade admiro muito a paixão e garra com que os adeptos seguem e amam o clube da terra, se bem que isso não me surpreenda  pois sendo vimaranense sei bem como as gentes da minha cidade se unem para lutar pelos seus! É a herança que temos de D. Afonso Henriques, o nosso espírito de luta e entreajuda, a nossa resiliência! Nenhum outro clube, tirando os grandes têm tantos adeptos semana após semana no seu estádio, mesmo quando há uns anos atrás o clube desceu para a segunda divisão, nessa altura os adeptos ainda se uniram mais e nunca deixaram de apoiar a equipa e todas as semanas enchiam o Estádio D. Afonso Henriques, e outros exemplo há de apoio dos vimaranenses aos seus, lembro que há uns anos numa edição do programa Operação Triunfo havia uma concorrente de Guimarães e, não sendo das melhores nem das favoritas do júri, semana após semana era nomeada para sair, e semana após semana o povo de Guimarães entupia a RTP de chamadas e mantinha-a no concurso, e só saiu quando já cansada pediu ao seu povo para não votar e a deixar sair. Outro exemplo, é que hoje em dia Guimarães é talvez o concelho em Portugal com mais inscritos com dadores de medula óssea, pois bastou um pequeno filho da terra precisar e todos correram em massa a se inscreverem como dadores, isto muito antes de aparecerem os casos "famosos" pelo país... No ano passado a minha cidade foi Capital Europeia da Cultura e em todas as actividades, todos os eventos havia a participação em massa da população, toda a gente trabalhava e exibia com orgulho o pin, todas as lojas sem excepção tinham nas montras o coração que simbolizava o evento, todos que cá vieram ficaram surpresos com a recepção e adesão das gentes da cidade. Basta ver como o meu concelho, que é um dos mais castigados pela maldita crise, com maior taxa de desemprego, principalmente numa das principais actividades que temos, os têxteis,  e contra essa maldita crise os empresários da zona não baixam os braços, em vez disso procuraram alternativas, novos mercados e, hoje em dia estamos mesmo a "roubar" produções a países como Marrocos e China. 
Ao povo de Guimarães podem ferir, mas dificilmente podem vencer...
Se mais exemplos fosse necessários mais haveriam, mas voltando á euforia que ontem se apoderou da minha cidade, confesso sim que vibrei, confesso sim que também passei no Toural e apitei no meu carro, porque a equipa mereceu, o clube mereceu, por tudo o que passou nos últimos tempos e porque mais uma vez mostraram ao país a garra que as gentes de Guimarães têm, mostraram mais uma vez que não foi por acaso que tudo começou aqui neste pequeno cantinho... 


P.S. confesso que a única coisa que não achei muita piada foi ter acordado ás 2 da manhã com o som de foguetes que anunciavam a chegada da equipa á cidade.

3 comentários:

Belle du Jour disse...

Fiquei mt contente por terem ganho! Muitos parabéns!

Sílvia disse...

Eu também fiquei contente!
Portista e nortenha me assumo!!

Ana disse...

Somos uma força e baixar os braços não é opção.
Fiquei muito contente, embora não ligue a este desporto.
Quanto ao têxtil, tenho a dizer que muito estamos a fazer e temos tido mais clientes devido à nossa persistência.