quinta-feira, 30 de maio de 2013

Olhares tristes...

A guerra, o que fará a guerra ao espírito, á mente dos homens e mulheres que por lá andam? Acho que posso imaginar, e digo acho porque realmente e felizmente não conheço a realidade in loco, conheço o que já vi em filmes e documentários  como a maior parte das pessoas, mas viver mesmo a realidade nunca a vivi e por isso talvez não consiga imaginar com exactidão os estragos que faz na vida de tantos que sim a conhecem. Meu pai viveu uma guerra, lutou numa guerra, esteve 3 anos na Guiné a lutar na Guerra Colonial, não sei que estragos esses anos causaram na sua personalidade, apenas sei que quando regressou durante mais de um ano sempre que ouvia o som de foguetes corria a se abrigar, se o som fosse durante a noite então acordava toda a gente aos gritos para que se escondessem, sei que ainda hoje, passados todos esses anos não consegue ver um filme de guerra, sei que fez lá amigos que guardou para a vida e que por eles faz tudo, sei que há uns anos atrás quando foram soldados portugueses para a Guerra da Bósnia e se falou na hipótese de não serem só os voluntários a irem mas sim serem recrutados os jovens em idade de cumprir o serviço militar o meu pai de imediato disse em casa que se tal acontecesse mandaria o meu irmão para o Brasil para junto de familiares nossos, pois não iria permitir que o seu filho passasse o que ele passou numa guerra! 
Tudo isto porque hoje conheci o projecto de um fotografo que esteve no Afeganistão durante 8 meses a fotografar soldados britânicos, o projecto chama-se We Are The Not Dead . Durante esse período ele fotografou rostos de soldados britânicos antes , durante e no final da missão e apresenta as 3 fotos seguidas e, ao olhar para as fotos vê-se claramente a transformação que sofreram as expressões inocentes e ingénuas que agora são carregadas e tristes. Ao olhar as fotos são claras também as transformações fisicas nos rostos, mas a mim o que mais me choca são os olhos tristes que apresentam na última foto, olhares de quem viu muita coisa que não gostaria de ter visto...




Mais fotos aqui


 

2 comentários:

Sílvia disse...

Oh pah, eu já vi isto há algum tempo... e pensei o mesmo na altura, pelo amor de Deus, eu não noto rigorosamente nada! Se me trocassem as fotos era-me igual! Aliás nesses 2 exemplos, eu acho que a que está melhor é a do meio!
O defeito pode ser meu, é um facto, aliás, eu uso óculos, por algum motivo é!!

S* disse...

Que aflição isto me dá.