quinta-feira, 4 de julho de 2013

O caminho para o Camiño





Este ano vou pôr pés ao caminho e cumprir mais um item da lista "Coisas a fazer antes de bater a caçoleta". E quando digo pés ao caminho, é no sentido literal. Lá para Setembro vou fazer-me ao Caminho de Santiago. Para já andamos em preparativos. E já tem sido uma aventura. Primeiro descobri que há quem se dedique a falsificar a credencial do peregrino. Sempre pensei que depois das falsificações do Borda d'Água já nada me surpreendia, mas falsificarem a credencial do peregrino, que basicamente é o que nos dá acesso aos albergues e que no final, com os carimbos todos preenchidos (tipo o passaporte da Expo.), prova que cumprimos o Caminho sem batota, é todo um outro nível!  
Numa de aproveitar os saldos, decidi comprar calçado apropriado, sim porque não acho que as minhas Reebok easytone, que uso, para enrijecer o rabo, nas caminhadas de final de dia , sejam as adequadas para esta maratona. Vai daí e não percebendo nada do assunto, decidi perguntar a um especialista, que tratou de me fazer um tratado sobre marcas e tecnologias, e pormenores a ter em conta que nem sequer imaginava que existissem. Eu, que tencionava dirigir-me a uma grande superfície da área do desporto e comprar umas sapatilhas que fossem giras (sim, não abdico, têm se ser giras) e com um preço agradável, seguindo apenas as indicações que as lojas põem junto ao preço: "indicado para grandes caminhadas", fiquei tão confusa que até temo o momento em que terei que efectivar a compra. Alertou-me ainda para o facto de ter de comprar meias sem costuras, roupa adaptável e de preferência com repelente (ora aí está algo que me fazia jeito no dia-a-dia!) e uma mochila compatível com o meu tamanho (o que significa que vou ter muito pouco espaço para bagagem). Para já, e dada a complexidade da coisa, as compras estão em suspenso. (A propósito, aceitam-se sugestões que visem o facilitar desta tarefa. Muito agradecida.)
Entretanto há ainda o plano de treinos. Durante a semana em circuito citadino, lá vamos fazendo umas caminhadas pelos parques da cidade. Ao fim de semana, a aventura passará pelos trilhos da região, em especial no Gerês, com direito a mergulhos nas lagoas gélidas e a uma ou outra massagem no Spa das Termas. Sim, eu sei, é suposto os treinos serem duros...mas vamos deixar a dureza para o caminho, afinal não queremos desistir antes de começar, right?

Depois, será só seguir as setas amarillas e esperar que o Caminho passe por mim e não seja apenas eu a passar por ele.


4 comentários:

Sílvia disse...

Boa sorte! Eu ja tentei ir a Fatima a pe... Tentei!!

trollofthenorth disse...

Eu sou um fraco. Aldrabei tudo e fui de carro. A dormir em turismos rurais o caminho todo. :)

Mas vi no mês passado este filme do Emilio Estevez: http://www.imdb.com/title/tt1441912/

Fiquei com vontade de fazer a coisa bem feita. Não fosse eu gajo do trekking. :)

Pulha Garcia disse...

Eu também gostava de fazer mas de bici e a partir do País Basco. E não tem nada a ver com a religião. Pelo prazer de viajar e talvez por alguma espiritualidade.

PS Troll, ganda filme, pá. Abraço

MisS disse...

Sílvia, Obrigada ;)

Troll, essa batota também é boa :)... Tenho mesmo de ver esse filme, és a segunda pessoa que mo recomenda.

Pulha, não é certamente o fervor religioso que me guia, dependesse eu desse e não daria mais que 5 passos...
De bici não, mas já fiz essa corda - Galiza, Astúrias e País Basco - de carro e amei.