segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Oléee....




Porque estou habituada a remar contra a maré. Porque costumo descer quando todos sobem, porque sigo em frente quando os outros viram, não tenho qualquer problema em assumir que sou pró touradas ou, pior - gosto de touradas. Não o faço para receber a atenção dos acérrimos defensores dos touros que, sob o anonimato ou não, possam perder o seu tempo a deixar aqui um hate comment. Faço-o porque vivemos num país livre e, sobretudo, porque não tenho qualquer problema em assumir os meus gostos e princípios, mesmo que vá contra a corrente. Estou fartinha de partilhas, petições e publicações no facebook a exigir o fim das touradas e, a rotular de selvagens quem gosta. A grande maioria das pessoas que partilham estes estados nunca viram uma tourada contudo, e numa atitude arrebanhadora, juntam-se aos cool que defendem os touros oprimidos e ostracizam quem gosta da "barbárie". Não vou aqui tecer qualquer argumento pró ou contra pois, não tenho a pretensão de mudar a opinião de ninguém nem, tenho que justificar as minhas preferências. Cada um gosta do que quer e tem apenas que respeitar os gostos do outros. Eu também não gosto do Toy e não é por isso que ando de cartaz em punho ou, a entupir as redes sociais, a exigir o silêncio do homem, mesmo que a sua "música" cause grande sofrimento aos meus tímpanos. Não gosto, não ouço. E se gostar de tourada é ser selvagem então, eu me assumo selvagem (o que até pode nem ser mau, em determinadas áreas, if you know what I mean...). Sinceramente não me causa qualquer impressão ver o touro a sangrar, como não me impressiona o esgravatar das galinhas debaixo do joelho quando lhes cortam o pescoço, como não me impressiona o esfolar coelhos, ou o ganir do porco na hora da matança. Esta é a nossa história, a história do ser humano, a domesticação das espécies, a caça, a matança pela sobrevivência. É a encenação de uma luta, injusta dirão, já que o animal perde sempre mas, a verdade é que nem sempre o toureiro ganha. Admito que possa ser uma actividade violenta para algumas almas mais sensíveis mas, não percebo como é que alguns gastam tanta energia e recursos a tentar fazer desta uma actividade ilegal, sustentados no argumento do sofrimento do animal. Lamento ser eu a dar esta notícia mas, viver é sofrer. Homens, animais, plantas, todos sofrem ao longo da sua existência, até as pedras sofrem - chama-se erosão. Se o objectivo é acabar com o sofrimento então, temos de acabar, por decreto, com os habitats naturais, onde, diariamente, animais matam animais. Teremos então de compartimentar todos os animais do mundo em zoológicos para evitar que os leões ataquem os veados, os sapos as moscas ou as gaivotas as sardinhas....

Por outro lado, o sofrimento humano causado pela fome já me impressiona deveras mas, parece que as redes socias preferem os touros...

3 comentários:

Sílvia disse...

Pela primeira vez discordamos! Não se pode concordar em tudo! Se as tourados fossem só com os forcados, esse sim, na minha opinião devem receber os louvores, mas no final o palonço que vai em cima do cavalo (dificil!) é que é aplaudido e o outro que pega o touro num mano a mano ainda lhe vai a apanhar as flores!! Acho um espetáculo triste, no minimo!

Quanto às comparações, Toy (que também fere o meu tímpano e não só!) e touradas, acho que nem comparação há!
E "matança pela sobrevivência" não... tourada não é matança pela sobrevivência, daí a maioria das pessoas serem contra!
Na Roma antiga os gladiadores também erma colocados na arena e lutavam até à morte, para deleite de quem assistia, mas esses lutavam cara a cara com as feras, incluindo leões! Os toureiros que façam o mesmo!
E não se pode comparar as lutas naturais que ocorrem entre espécies, pela sobrevivência, onde sobrevice o mais forte, a uma luta em que o animal está fechado, é drogado, ou até mal alimentado, para entrar desorientado, e... de cornos serrados!! Não me parece que ganhe o mais forte, mas o mais batoteiro, para não dizer pior!!

Sílvia disse...

Além de que o touro não é um predador, não tem instinto de ataque, mas sim de fuga! Queria vê-los fazer isso com leões (sem os drogar e alimentando-os correctamente)!!

Sílvia disse...

Não querendo convencer ninguém, que as pessoas são livres de fazerem e opinarem o que quiserem, aqui ficam algumas informações que muitos desconhecem:

"Desde que o touro é retirado do seu habitat natural (os campos), dá-se todo um processo cujo objectivo e resultado é enfurecer o touro e debilitá-lo.
No transporte para a praça, os touros perdem cerca de 10% do seu peso corporal, são picados e espancados ao serem conduzidos.
Antes de entrar na arena os cornos (a sua única forma de defesa e orientação) são cortados. Os touros são privados de água e comida e são-lhes administrados drogas e laxantes o que lhes provocam fortes diarreias. Untam-se-lhes os olhos de forma a dificultar-lhes a visão.
O touro é mantido às escuras para depois serem "atirados" para a arena cheia de gente e barulho. Muitas vezes o touro salta para as bancadas, não para atacar as pessoas mas porque está em pânico e só quer fugir."

http://arcodealmedina.blogs.sapo.pt/141783.html

Mas acho maravilhoso o trabalho dos forcados, se fossem só eles, eu veria.