terça-feira, 17 de setembro de 2013

à minha bruxinha...



bruxinha @ pink


A data de hoje está inscrita no bilhete que te levará à aventura de uma vida. Serão 6 meses em missão de voluntariado pelo Cambodja, a ajudares quem precisa e a enriqueceres a vida daqueles que tiverem a sorte de se cruzar contigo. A notícia foi inesperada, deste-ma assim, de chofre, como quem arranca um penso rápido, como se dissesses vou ali e já volto. A minha reacção foi de choque. Demorei a restabelecer-me, a raciocinar. Seis meses! No Cambodja! Eu nem sequer sabia qual era a capital do Cambodja e, de repente, este era o país que iria acolher uma das minhas pessoas. Riste-te da minha reacção. Trataste logo de desdramatizar, como sempre. Custa-me quando penso na distância. Sei que nunca vais estar ausente mas, custa pensar-te a um continente de distância. Quando to disse, olhaste-me com aquele ar de complacência que tanto usas comigo, e aproveitaste logo para, em tom de toma lá lá que já vais ouvir das boas, me atirar à cara que, não raras vezes e, por causa da minha agenda, passamos um mês ou dois sem nos vermos. Respondi-te que não é a mesma coisa. Que apesar de não estarmos juntas, sabia-te perto e isso faz toda a diferença.
Depois do choque inicial, veio a admiração pelo teu gesto. Tive até um pouco de inveja confesso. Pela tua coragem, pela oportunidade, pelo voluntarismo, pela solidariedade, pelo humanismo, pela utilidade do teu acto. Acredito que esta experiência será uma grande mais valia para a tua formação enquanto ser humano, e que virás de lá com uma nova perspectiva da vida, do mundo, das pessoas. Sou um sortuda por ter amigas como tu, que se entregam assim a uma missão, que se aventuram na vida, que partem para novos desafios, que se engrandecem.
Obrigada pelo teu exemplo. Obrigada por me mostrares que a linha do horizonte está muito além do que os nossos olhos alcançam. Transbordo de orgulho em ti.
Que a sorte dos audazes te acompanhe!

Vemo-nos no Cambodja...

1 comentário:

Sílvia disse...

"Eu nem sequer sabia qual era a capital do Cambodja...", já não é mau! Eu nem sequer sabia que o Cambodja era um país, pensei que era a capital do Vietname!! Sempre a aprender!!!!