sexta-feira, 6 de setembro de 2013

vai uma pica?



Fui tomar a vacina do tétano, em atraso há alguns meses... Tenho o braço a doer-me "pa caraças" e caí na asneira de me queixar a uma amiga. Big mistake! Sem saber de onde vinha, vi-me enredada num tornado de argumentos sobre o perigo das vacinas (!) que me varreu o raciocínio lógico por breves momentos. Dizia-me ela, que eu não deveria ter tomado a vacina, e não é por causa da dor que lateja no meu braço e que, segundo a enfermeira pode durar dois dias, não, mas antes porque as vacinas são vírus que nos injectam, que fazem mais mal que bem, que desenvolvem novas estirpes de vírus, muitas vezes criadas em laboratório, que o nosso corpo é capaz de arranjar anticorpos naturalmente. Contou-me que não deu nenhuma vacina à sua filha e esta é uma adolescente saudável, com um cadastro clínico limpo, ao mesmo tempo que olhava para mim, cobaia da ciência, com um olhar de: se calhar é por isso que tu, e tal... Confesso que a determinada altura já esperava pela teoria de que as vacinas não são mais que um programa de controlo do governo americano que nos injecta um chip para ter acesso aos nossos pensamentos. Oh! Porra agora que passo a mão pelo meu braço sinto um alto, deve ser o chip....


( Agora a sério. Sou uma papa vacinas, é verdade. Tomo todas as vacinas recomendadas. Todos os anos tomo a vacina da gripe, porque o meu médico assim aconselha e, a verdade é que já não me recordo da última vez que fiquei de cama com gripe. Nunca perdi tempo a pensar em teorias deste género que, para mim e com todo o respeito por quem as tem, são puras imbecilidades. A vacina foi uma das maiores invenções da ciência. Previne milhões de mortes e o único senão é o não chegar a todo o planeta de forma mais igualitária. Há interesses económicos no valor de muitos PIB's nacionais em jogo? claro que há mas, importa não confundir o pé com a bola e, a utilidade das vacinas é um facto inquestionável.
Cada um gere a sua saúde como melhor entende, e cada um deve ser livre de escolher ser ou não vacinado mas, assusta-me pensar que há pais que privam os seus filhos deste cuidado, deixando-os mais vulneráveis a maleitas perigosas que podem deixar sequelas graves ou, mesmo, e em determinados casos, serem mortais. Porque, no azar de ter um azar, vai ficar sempre a culpa de, "eu podia ter evitado isto"!)

1 comentário:

Anónimo disse...

Anda por aí uma fatia enorme desses fanáticos anti-vacinas. É uma moda como outra qualquer e, com alguma sorte, passageira, como tantas outras.
O que esses fanáticos não dizem é que beneficiam da imunidade de grupo existente população por esta estar, maioritariamente, vacinada há várias décadas e se ter, assim, erradicado a maioria das doenças que as vacinas previnem.
É muito giro falar lá do alto quando anda o resto da população a fazer o que eles deviam fazer, não fazem e ainda se sentem no direito de criticar.
Eu queria ver era se optássemos todos por esta modernice tão gira e voltassem em força as doenças que há uns bons anos levavam boa parte da população na 1ª infância. Gostava de ver, então, o discurso dessa mãe de uma adolescente tão saudável…