quarta-feira, 25 de setembro de 2013

estava a fazer-me comichão, pá!

call me old fashion, but I think shorts should be longer than your vagina

Tentei resistir. Lutei com todas as minhas forças contra a tentação de escrever sobre isso, até porque não tenho nada bom para dizer, mas foi mais forte do que eu. Não consigo ignorar o que vi, não consigo calar a revolta que carrego. E lá vou eu, disparar em todas as direcções...
Fui ver o concerto da Selena Gomez. Para quem não conhece (não perde nada) é uma miúda actriz/cantora hispânica que faz sucesso na Disney e que parece que andou enrolada com um outro actor/cantor da Disney com ar de palerma e cujo nome não recordo. Mas adiante. A coisa prometia e não era para bem. Importa esclarecer que fui ao concerto para levar a minha sobrinha que adora a miúda e, nada mais justo que o primeiro concerto que ela assistisse fosse o da sua cantora preferida (um dia falaremos do mau gosto da minha sobrinha). Podia discorrer páginas sobre a fraca qualidade musical, sobre o espectáculo paupérrimo, sobre a fraca produção, sobre a qualidade péssima do som, sobre como perdi 37% da minha capacidade auditiva com tanto guincho histérico, enfim... mas, a minha indignação vai mesmo para a nova geração, aquela que supostamente vai trabalhar para pagar a minha reforma. Fiquei estarrecida com o que vi. As miúdas hoje são bastante mais miúdas do que eu era na idade delas mas, bem mais ariscas. Com 14 anos eu já sabia cozinhar, já adiantava o jantar enquanto a minha mãe não chegava do trabalho, já tinha chave de casa, já ficava sozinha, já olhava pelos meus primos mais pequenos, já tinha alguma liberdade mas, sobretudo tinha responsabilidades. O que não tinha era permissão para andar com calções a verem-se as nádegas, com tops com decotes rasgados até ao umbigo, com maquilhagem a rivalizar com um quadro de Pollock. Cada um educará o seu filho da forma que considera mais correcta mas, não posso deixar de considerar um contra senso que,os pais de hoje, super protectores, culpados por uma excessiva infantilização dos jovens, permitam que os seus filhos andem nessas figuras. Chamem-me retrógrada, pudica ou que quiserem. Considero uma falta de gosto a forma como os jovens/adolescentes se vestem hoje e acredito que esta é potenciadora de perigos bem maiores do que exigir-lhes responsabilidades que já deviam ter há muito.

(entretanto e, ao ver nas notícias de hoje, pais que passaram a noite à porta de centros comerciais para comprarem os bilhetes para os One Direction que, diga-se custam uma pequena fortuna, percebo que o problema não está na nova geração, mas sim nos pais!)

6 comentários:

Sofa disse...

Já leio este blog há algum tempo e fiquei tentada a comentar...
Triste realidade esta em que as crianças de quinze anos não podem vir da escola sozinhas (a pé ou de autocarro) porque é perigoso... mas saem à noite para discotecas com os amigos... mas os pais lá estão à porta a buscá-los às seis da manhã!!!!
Perigoso andarem sozinhos durante o dia mas seguros numa discoteca durante uma noite inteira...

Sílvia disse...

Concordo com tudo o que disseste (escreveste) MisS... E achei interessante a opinião do comentador anterior (Sofa?), realmente, nunca tinha reparado nas coisas dessa perspectiva...

MisS disse...

Sofa,

Obrigada por andares por ai! De facto, vivemos numa sociedade com os princípios completamente alterados. Eu, na primária, já ia por minha conta para a escola, sozinha, a minha avó apenas me ajudava a atravessar a estrada, e, tenho a certeza que, era mais provável o meu pai escalar o Everest a ir esperar-me de madrugada para a porta de uma discoteca... mas isso sou eu, que fui educada noutros tempos...

Sílvia, mais uma vez... (como está o pequeno? porta-se bem?, daqui a uns anos lá estás tu à porta da discoteca à espera dele ahahah....)

Sofia disse...

Sofa=Sofia
Erro :)

pipinhaeheh disse...

Concordo absolutamente com tudo. Eu por vezes também passo por miúdas na rua vestidas de uma maneira, e também penso onde estão os pais? Por vezes estão mesmo ao lado. Exemplo: no outro dia vi uma miúda 14,15 anos com um corpete preto(daqueles de lingirie mesmo), shorties de ganga e meias pretas rendadas. Qual a imagem que isto passa? E não venham dizer que é só roupa, não, não é só roupa. A forma como nos vestimos influencia a opinião que têm de nós quer queiramos quer não. No caso desta miúda ia com adultos ao lado não sei se eram pais ou não,mas de reparar que há muitas que saem de casa vestidas de uma maneira e quando chegam à escola já vão vestidas de outra e os pais nem sonham. Mas quando se vê miúdas de oito anos com madeixas e unhas pintadas (e até bem mais novas)e tal, que dizer?

pipinhaeheh disse...

lingerie e não lingirie :)