segunda-feira, 30 de setembro de 2013

sim, é um bocado de ressabiamento mas, não deixa de ser um desabafo esclarecido...


Eu tentei gostar de Guimarães, a cidade onde vivo, a sério que tentei. Não foi a cidade onde nasci, não foi a cidade onde me criei, nem a cidade onde me formei, em circunstâncias normais não seria a cidade que escolheria para viver mas, foi a cidade que os meus pais escolheram. É a cidade onde moro, por constrangimentos da vida. Até há um par de anos atrás eu não era frequentadora de Guimarães, mesmo que no meu bilhete de identidade figurasse aquela cidade como residência. Sempre fui mais Braga. Foi a cidade que me viu nascer. É em Braga que faço compras, é Braga a minha primeira escolha para sair, é em Braga que tiro o passaporte, o cartão único, até para ser esclarecida na repartição de finanças prefiro Braga. Braga tem urbanidade, Braga é cidade, cheira a cidade, tem gente educada e esclarecida. Braga tem reflexão, apesar do peso religioso. Braga sabe acolher, sabe adoptar. Braga tem dimensão, tem mundo. Guimarães é um feudo. Guimarães não sabe tratar quem não é de Guimarães, não sabe acolher. Guimarães é xenófoba. Guimarães é medieval. Guimarães é pequena, contentam-se com migalhas. Guimarães é imagem sem conteúdo, é aparência.Guimarães é como o seu centro histórico: lindo por fora e podre por dentro. 
Ontem, os resultados eleitorais deram-me mais uma vez razão. O povo de Braga soube dizer chega. Soube acabar com uma dinastia que durava há 36 anos. Escolheu um novo rumo para a cidade. Já Guimarães, escolheu continuar pelo mesmo caminho. O caminho da aparência, da incompetência, da política suja e do compadrio. Da gestão dita socialista que gasta centenas de milhões de euros em obras públicas sem utilidade e tem o maior índice de população carenciada. Já dizia esse grande embuste político, de seu nome Mário Soares, só os burros é que não mudam. Talvez seja chegada a hora de eu mudar, de residência...

5 comentários:

Ana disse...

Como se costuma dizer, quem está mal que se mude.

Pequenos Pormenores disse...

O Oeste está sempre de braços abertos para te receber!

MisS disse...

Ana, ora nem mais!

PP, e que bem que eu viveria no Oeste! essas praias... ai essas praias...

Pequenos Pormenores disse...

E este ano estiveram o máximo,nem imaginas o que perdeste!

Pusinko disse...

Braga é a minha cidade também. Desde que nasci até quase me formar. Uma das minhas melhores amigas é vimaranense e, a única dos vários que conheço que não só adorou morar/estudar em Braga, como passados 8 anos continua a visitar e assume isso sem medos, acrescentando que essa sua forma de ser a põe em "risco de vida" na terra dela. Principalmente porque não liga ao Vitória e isso é um sacrilégio sem perdão. A minha impressão é que a maior parte da população é quadrada na ideia de ser o berço da nação, que Braga é um empecilho a Guimarães, a equipa de futebol é a religião do burgo e acima dela só o Afonso Henriques.
Fui lá muito feliz em festas académicas e em jantaradas com amigos. Acho a cidade bonita e com croissants maravilhosos mas não conheço a realidade (E estou em crer que é´melhor assim).