quinta-feira, 10 de outubro de 2013

E de repente em tempos de merda e de decepções com a humanidade surge alguém que me devolve a fé nas pessoas

Numa entrevista ontem a jovem Malala Yousafzai que é apontada como uma forte candidata a receber o Nobel da Paz (e muito merecido digo eu) deixou o apresentador Jon Stewart completamente atónito e sem palavras, a mim confesso que me atingiu forte e não nego deixou-me com um nó na garganta.

Quando Jon Stewart lhe perguntou qual foi a reacção dela ao saber que os Talibans a queriam morta ela simplesmente respondeu da seguinte forma.

I started thinking about that, and I used to think that the Talib would come, and he would just kill me. But then I said, 'If he comes, what would you do Malala?' then I would reply to myself, 'Malala, just take a shoe and hit him.'  But then I said, 'If you hit a Talib with your shoe, then there would be no difference between you and the Talib. You must not treat others with cruelty and that much harshly, you must fight others but through peace and through dialogue and through education.' Then I said I will tell him how important education is and that 'I even want education for your children as well.' And I will tell him, 'That's what I want to tell you, now do what you want.'

Poder ver aqui




3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente desde que o Obama ganhou qualquer pessoa merece.


A rapariga não é parva nehuma e ousou falar contra o regime opressivo em que vivia e pagou por isso.
Mas daí a merecer ganhar o Nobel da Paz??? Pode-se comparar Mandela e esta rapariga? Acho que as pessoas às vezes se deixam ir sem usar o cérebro próprio.

Catarina disse...

O Nobel da Paz , quanto a mim, exige um comportamento e uma responsabilidade que uma miúda não pode ter de maneira nenhuma, até porque não tem nem influência nem poder.

Inês disse...

Mesmo que o Nobel neste momento seja pouco mais que pura política, achava que a entrega do prémio a ela seria muito prematuro.
Mas aplaudo de pé o discurso e a coragem.