quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sobre aquela história do ex ministro da cultura e da senhora que tinha conversas eruditas na televisão com o maestro Vitorino D'Almeida...





... eu sei que fica bem julgar os meios de comunicação social pelo lixo que têm trazido a público. A discussão não é nova, os argumentos têm barbas. Capas e capas de notícias degradantes da imagem de um pseudo vip e de repente os meios de comunicação social são os principais culpados pela baixa aculturação do país. Não é bonito e, afinal, não contribui para a felicidade de ninguém saber se foi ela que lhe bateu, se foi ele que a agrediu ou quem é que bebia o bagaço que o pai trazia da aldeia. Mas, os media apenas servem o que lhes dão, a falta de postura está, antes de mais do lado de quem oferece a informação. É como acenar com sangue fresco a um bando de tubarões! 

(Ponto de ordem à mesa:  eu não estou a defender o Correio da Manhã!) 

Tenho um amigo pseudo vip, que já namorou/ casou/ engravidou/ separou/ juntou/ engravidou/ quase separou outras figuras conhecidas da nossa praça. Tenho conhecimento de histórias que fariam o deleite de algumas publicações, podia até ganhar alguns euros com essas histórias mas, nunca, jamais me passou pela cabeça contar a quem quer que fosse, muito menos à comunicação social. Primeiro por consideração ao meu amigo, a quem estimo, mas também, e muito, por respeito às pessoas envolvidas, mesmo que, no caso nem conheça algumas delas pessoalmente. Não faz parte da minha educação, da minha forma de ser e estar na vida. Não me deslumbro com um gravador ou uma câmara, dispenso os meus 15 minutos de fama, não procuro holofotes nem protagonismo pelo contrário, estimo muito a liberdade que o anonimato me dá. Não sei quem são as supostas fontes da imprensa mas, não me admiraria que fossem os próprios visados. E, quem diz o que quer, ouve o que não gosta, sempre ouvi dizer...
Uma das primeiras lições que o meu pai me ensinou, no mundo dos negócios, foi a de que não há almoços grátis, tudo tem o seu custo. Importa que os vip's e pseudo vip's deste país entendam de uma vez por todas: a fama tem um preço, e este é muito alto! Se usam os media para fazer campanha, promover o novo programa, vender a  imagem ou os livros que publicam, virá o dia em os media vão usar o vosso nome para vender jornais e revistas. É a chamada lei da compensação! E neste caso normalmente vem com juros bem altos... 


1 comentário:

Inês disse...

Isto ganhou contornos de uma baixaria....