segunda-feira, 13 de maio de 2013

20% mais de Norte e este país era uma potência!



Até sábado achava que o FCP não merecia ganhar este campeonato, estava conformada com a derrota, o FCP não esteve na sua habitual força, falhou nos momentos decisivos e, por demérito próprio, merecia a sua posição na tabela classificativa. Importava então aprender com os erros e preparar para esmagar na próxima época, outra coisa não se admitiria. Mas, a vitória pertence aos audazes e os lampiões apresentaram-se no Dragão a tremer. Jogaram para o empate, nunca arriscaram, nunca procuraram vencer o jogo. De forma desesperada, vergonhosa e anti desportiva queimavam tempo, tal qual o clube que luta pela manutenção. Depois de sábado e, apesar de o FCP não ter jogado bonito, não tenho dúvidas que merecemos o título. Temos mais raça, temos adn vencedor, não deitamos a toalha ao chão, não desistimos porque somos grandes e sabemos o tamanho da nossa grandeza. 
Durante a semana, o Sr. Mexia, CEO da EDP, achou por bem vir à praça pública opinar sobre o campeonato nacional. Dizia o Sr. que o pib nacional sobe quando o benfas é campeão (está pois explicada a génese da crise e atestada a sua condição crónica) não pretendo pois entrar em discussão com o Sr. Mexia até porque não disponho de dados estatísticos que sustentem as minhas dúvidas e não quero ser, como uns e outros, que falam à sorte. Mas, gostaria de fazer um exercício. Tomando por verdadeira outra mítica premissa lampiónica - a dos 6 milhões (o espírito do 13 de Maio desceu em mim hoje) imaginem como seria este país se estes 6 milhões tivessem metade da raça que têm os meia dúzia de tripeiros que aqui e acolá povoam o nosso país. Se 60% da população portuguesa acreditasse no seu valor, lutasse com alma e sangue até à vitória, se, e apesar das contrariedades, continuasse a trabalhar com o mesmo afinco e dedicação, se aproveitasse as oportunidades com garra, se não culpasse os outros pelos seus consecutivos falhanços, se não entrasse em campo com outra disposição que não ganhar. Se não se fizesse de vítima, se trabalhasse ao invés de ir chorar para as televisões e fazer queixinhas ao Estado. Se olhasse para a frente em vez de torcer o pescoço a procurar ver o passado. 
Tivesse o país e a nação 20% da raça tripeira e esta crise já estava há muito superada, sem choradinhos e com a coragem que se exige aos Homens nos momentos complicados. A coragem que os lampiões provaram não ter no sábado. É que um campeonato em tons vermelhos até pode fazer bem ao pib mas, é a atitude de fracos que são que condena o país à mediocridade. 


7 comentários:

L. disse...

Brilhante!

RCA disse...

:)
Suponho que isto és tu a dar uma de digna vencedora, sem deixar de gozar com os desgraçados.

JorgeCP disse...

Post demonstrativo da pequenez com que muitos adeptos ferranhos do FC Porto reagem às vitórias, estabelecendo sempre comparações com outros, amesquinhando-os e de forma similar reagem às derrotas que sofrem dizendo que a culpa é do sistema, ou que alguém, o “sistema”, anda a levar o “outro” ao colo, durante todo o ano. Apesar disso, aparentemente contra tudo e contra todos, o FCPorto mesmo jogando reconhecidamente mal durante esta época (como tu e muitos outros adeptos do FCPorto foram admitindo semana a semana), e em muitas outras no passado, consegue ir ganhando jogos. Deve ser o tal sistema que favorece o outro clube. A equipa do FCPorto é tão boa, mas tão boa, que consegue, sem treinador, vencer no campo contra os adversários, e consegue ainda remar contra todos os árbitros e comunicação social, que, de acordo com o discurso oficial do FCPorto e seus adeptos, só o querem prejudicar.

Fizeram um bom jogo, procuraram a sorte e encontraram-na no final, com muita sorte à mistura. Considerar que isso branqueia o passado e que vale um campeonato é um salto lógico só disponível a alguns iluminados e a quem sabe, com certeza absoluta, que o próximo jogo com o Paços de Ferreira são favas contadas. Se não for a raça do FCPorto a vencer o jogo, estará lá a própria equipa do Paços de Ferreira para dar um jeito (talvez joguem sem diversos titulares habituais para permitir aos restantes jogadores saborearem o merecido 3ºlugar, por troca com alguns reforços para o ano) e se isso não chegar ainda existe o árbitro, mas a vitória é garantida.

Estabelecer um paralelo entre um golpe de sorte (e muito jeito) protagonizado por dois brasileiros a 3 minutos do fim de um jogo com a situação em Portugal e com a suposta raça de uma putativa elite portuguesa que por acaso tem diversos representantes no governo e ainda mais na assembleia da república é baixo, caricato e ofensivo para muitas pessoas que sofrem todos os dias na pele os efeitos da crise, que por acaso é mundial, sendo que por “acaso” muitos desses adeptos do Benfica são também do Norte.

Não deixa também de ser curioso que o que te preocupa seja o que CEO da EDP terá dito acerca do PIB português (e que não se consegue encontrar em lado nenhum, excepto nas notícias em que o presidente do FCPorto reage com indignação às referidas declarações), eventualmente como admites baseado em dados reais e não te cause maior indignação o vencimento dele, que apenas tem paralelo com empresas europeias de muito maior dimensão do que a EDP.

Numa coisa estás certa, se algumas das elites deste país tivessem um pouco mais de raça, nomeadamente na justiça e na polícia, talvez um determinado presidente de um clube já tivesse sido julgado, tal como aconteceu com o criminoso Vale e Azevedo, que padece agora no seu merecido lugar.

MisS disse...

L. :)

RCA, é por aí...

Caro JorgeCP, antes de mais seja bem vindo aqui ao estaminé. Numa coisa tem razão, sou adepta ferrenha do FCP, o que só me tem augurado alegrias. Todo resto do seu comentário mostra bem o ressabiamento com que os adeptos do clube da luz lutam de há uns anos a esta parte. Sei perder, não que o tivesse aprendido com o FCP, e sei admitir que esta época não estivemos no nosso melhor. Não deixa de ser curioso é que a putativa época brilhante do benfas nunca lhe deu mais de 4 pontos de avanço do segundo... ou qualquer vantagem nos confrontos directos.
Confio na vitória em Paços, da mesma forma que sempre acreditei na vitória sobre o benfas. Ao contrário dos lamp, reconheço o valor do meu clube, e sei que mesmo sem praticar um futebol brilhante, como preferia que praticasse, há ali muita raça, um pouco como o Estoril. Sabe, é que a sorte dá muito trabalho e quem joga para o empate nunca chega à vitória.

Para me indignar com o salário do Sr. Mexia teria também que me indignar com o do Jesus,por exemplo.

Lamento ainda, ter de ser eu a recordar-lhe que é o Benfas, e não o FCP, quem tem dois presidentes com condenados e com sentenças transitadas em julgado.





Anónimo disse...

Valente beijo Jorge!

RCA disse...

Forte abraço jorge...

Sílvia disse...

Não podia estar mais de acordo MisS.

E se o pessoal do sul (maioria benfas) fosse mas é trabalhar a sério, em vez de andar com choradinhos, nós escusávamos de andar a sustentá-los!! Não há forma de pertencermos à Galiza?!