sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ide em Paz e o Senhor vos acompanhe...




Não sou muito por aquele mandamento do amar ao próximo, talvez por isso nunca tenha sido grande católica. Não acho que tenhamos de gostar de toda a gente, aliás há dias que nem gosto de pessoas. Há, contudo uma grande diferença entre não gostar de alguém e gastar energia em desejar mal. Tenho pessoas de quem não gosto, tenho pessoas que não gostam de mim, ninguém passa pela vida incólume, sem fazer uma ou outra inimizade. É natural que, no nosso caminho despertemos sentimentos menos positivos, ódios, invejas e afins... É natural que guardemos ressentimentos a pessoas que nos fizeram mal, que magoaram aqueles que amamos.
Quando olho para o leque de pessoas de quem não gosto o único desejo que me assalta é o de as manter à distância, bem longe do meu caminho. Se o capeta em pessoa me aparecesse em forma de génio a dizer que poderia escolher alguém para lhe diabolizar a vida e proporcionar-lhe o inferno na terra, eu não apontaria ninguém. Não porque seja melhor que os outros, ou porque seja boa pessoa, na verdade faltam-me cumprir muitos itens na lista de admissão ao céu, mas, apenas e só, porque não ganho nada com a miséria de ninguém. O mal dos outros não me consola (e o facto de acreditar naquela coisa a que chamam karma, também ajuda). Além disso há coisas bem mais interessantes onde gastar a minha energia. Há pessoas novas para conhecer e gostar, sítios para descobrir, fins de tarde para aproveitar, refeições para partilhar, amor para fazer, livros para ler, músicas para dançar, raiares do sol para assistir, brincadeiras para brincar, campeonatos para ganhar, gargalhadas para dar, histórias para escrever... enfim, há uma imensidão de coisas positivas para cumprir com o pouco tempo que temos e com as pessoas que nos são queridas.
Mas, se destilar ódio contra a minha pessoa, se rogar-me pragas e desejar-me mal traz felicidade a alguém, pois que o façam. É que como diz a minha sábia madrinha no seu doce sotaque carioca: "minha filha, prefira sempre a inveja à piedade dos outros."!
Porque afinal, La Vita é Bella, só temos de saber aproveitar o melhor que ela nos dá.




14 comentários:

Pulha Garcia disse...

É isso. Mas pelo meio por vezes há a parte de defendermos o que é nosso, de não dar de mão beijada. Contas feitas o maior importante é viver uma vida positiva, a começar connosco próprios. Passa tudo demasiado rápido.

Mona disse...

ditto MisS
ditto Sr. Garcia

o tempo e o que fazemos com ele ainda é o nosso bem mais precioso...
tb não desejo mal a ninguém "só talvez que nascesse um castanheiro no cu de muitos"

Gentileza gera gentileza! :-)

MisS disse...

Pulha, acho que é tudo uma questão de ponderação, de ver se a guerra que vais comprar vale o que te propões a defender. Além disso, lutar pelos nossos interesses, assumir as batalhas que temos pela frente, enfrentar adversários e adversidades não pressupõe necessariamente um destilar de ódios e negatividade.
Se não gostas de brócolos come feijão mas, não impeças que se cultivem brócolos.

MisS disse...

Mona, o Brasil faz-te tão bem...

(e que dê ouriços dos bravos!)

Gija disse...

Há certas e determinadas pessoas que não valem o nosso tempo!!!
Mas agora diz-me la MisS quem foi a cabra ou o cabrão que te fez mal que eu arregaço já as mangas desço do meu salto de Madame e trato-lhe da saúde!!!!

MisS disse...

Madame, a arregaçares as mangas que seja para me fazeres uma lasanha, ou uma farofa (ando com desejos)e não para estragares a manicure com almas pequenas!

Mona disse...

almas depenadas...

é isso bora fazer um churrasquinho à moda brasuca...

feijão, farofa, banana frita, caipirinhas...
carne seca na moranga com catupiry (ai babei-me)

e de sobremesa? DOCE DE LEITE

(e um chupa-chupa de cannabis from ams)

(tenho um problema... só penso em comida) há salvação para mim?

Mona disse...

A MisS tá com desejos é o meu afilhado?

Mona disse...

https://www.google.pt/#sclient=psy-ab&q=carne+seca+na+moranga+com+catupiry&oq=carne+seca+na+moranga+c&gs_l=hp.1.1.0l4.20864.21749.1.23630.2.2.0.0.0.0.117.207.1j1.2.0...0.0...1c.1.15.psy-ab.WyFxxq2p1FI&pbx=1&fp=1&biw=1280&bih=929&bav=on.2,or.r_qf.&cad=b

MisS disse...

Mona, achas? depois da minha visita de estudo à condomerie ainda vai demorar muito para que eu contribua para a taxa de natalidade...

Mona disse...

MiS, tb acho que o Brasil só me faz bem... lá a fera andava mansa...
aqui estou permanentemente num manicómio.

Gija disse...

banana frita com gelado de baunilha!!!!
bora la marcar o dia que eu vou para a cozinha!!! e caipirinhas não esquecer as caipirinhas e uma cocada!!!

Mona disse...

visita de estudo? tiveste aulas práticas ou teóricas?

Mona disse...

por acaso as melhores refeições que tive no RJ foi o jantar de chegada e o jantar da despedida... que saudades...

frango à passarinho com alho...
e a banana frita com canela... (MisS, para ti é sem canela)

Madame, vê só isto
http://1.bp.blogspot.com/_Tu3nDE216AA/TQ9KD7-_HWI/AAAAAAAAArs/rg6S_RMnOzg/s1600/bananafrita.jpg