quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O mais clássico dos clássicos (heartburn alert para lamps)


Em vésperas de mais um clássico, não há como não recordar o jogo que mais gozo me deu ver. Já tive a felicidade de ver, in loco, o meu FCP vezes incontáveis e são vários os jogos que recordo, pela sua importância, pela espectacularidade, pelo resultado, pela companhia ou pelas circunstâncias. Já vi um jogo sentada ao lado do Baía e, Deus sabe como foi difícil manter os olhos na bola. Já vi um jogo junto ao  dono do CSKA, um Forbes Men, e não conseguia abstrair-me do facto de ele ser um azeiteiro do pior (estilo que combinava com a mulher aliás). Já vi um jogo à beira do Pinto da Costa, com direito a jantar na sala privada onde estão expostas as réplicas dos troféus conquistados e, lá andava eu, de copo na mão, a tocar em todos as taças míticas (o que tive de me conter para, diante do caneco da Liga dos Campeões, não imitar o capitão João Pinto - Camone para os amigos). Mas, definitivamente o jogo que me deu mais gozo foi o do dia 7 de Novembro de 2010. Para os que não se recordam, foi o jogo onde o FCP ofereceu 5 golos ao seu visitante. Foi absolutamente mágico, não só pelo resultado completamente demolidor mas, também por todo o ambiente que lá se viveu. O visitante, já se sabe, merece sempre o melhor de nós quando nos visita (e quando o visitamos também) e, de nós, só tiveram o melhor. Além das estrelas do relvado, que os brindaram com um espectáculo de futebol, tiveram ainda direito a show de bancada, com o estádio em uníssono a cantar "Ora dá cá um e a seguir dá outro, depois dá mais um que só dois é pouco" e a relembrar-lhes constantemente o resultado: Poooorto - 5 Visitante  - 0 (Álvaro, pá, és grande!). Para além de toda a espectacularidade, o jogo foi também marcante pois foi o dia que o meu pai escolheu para se reconciliar com o seu clube. O meu pai é benfiquista dos sete costados, daqueles que, nos idos tempos áureos do clube, fazia os mais de 300 km que nos separam do antro dos lampiões para ver os jogos.  Acontece que o meu pai estava desavindo com o seu benfas desde 1999, mais precisamente desde os 7 que trouxe de Vigo. Na altura, a humilhação foi tanta que jurou não voltar a ver o seu clube num estádio de futebol. Levou-lhe 11 anos a superar o trauma. Naquela fria noite de Novembro lá o convenci a ir ver o benfas, acabou por ver apenas o Porto... Ao terceiro golo desistiu e foi sentar-se à mesa a comer. Reafirmou ali o seu juramento.  Pobre homem, nunca uma viagem Porto-Guimarães lhe pareceu tão longa...

29 comentários:

Sílvia disse...

Ou é de mim, ou é o teu pai que puxa essas goleadas!! Convence-o a ir ao próximo Benfica-Porto!!!!!!!

POC disse...

Acontece.
Nem o Benfica deixa de ser único e enorme, nem o Porto deixa de ser corrupto.

Estou a fazer um esforço para dissociar o Clube Porto do seu presidente, o que é difícil após tantos anos. Há que respeitar o Clube e adeptos que prezam a verdade desportiva. Porque os há.

O Porto tornou-se grande devido à corrupção. Agora já não precisa dela.
O que custa é ver portistas defenderem Pinto da Costa, depois de já ter sido tudo provado.

Mais sincero não posso ser. E gosto muito de te ler :)

E és uma sortuda por já teres essas histórias para contar. És VIP, já percebi ;)

POC disse...

Respeito o portismo das pessoas. E o teu. E estas histórias são sempre mágicas. Tu tens umas, eu tenho outras.

É a magia do futebol, do desporto.

MisS disse...

Silvia, acredita já tentei, está irredútivel o homem...

POC,também respeito o benfiquismo dos outros,e convivo bem com ele (aliás como podes ver pelo post, o meu pai é-o). Também convivo bem com a frustação dos benfiquistas e a eterna desculpa das arbitragens. Sou apaixonada pelo clube, pelo símbolo, pelo que representa, e é o emblema que defendo até ao fim, não personifico a minha paixão em ninguém (a não ser no Baía vá...) nem no presidente mas, olha lá, o vosso é que já foi condenado em tribunal... Anyway, este não é o meio para esta discussão, um dia, à volta de um prato de tremoços eu explico-te a grandeza do FCP.

MisS disse...

AH, POC e VIP???!!! apenas para os que gostam de mim...

(e eu tb gosto de ler, mesmo quando insultas o meu FCP, o que confesso diverte-me;)

POC disse...

@MisS, sou frustrado pela Justiça em Portugal não funcionar. No Benfica tivemos um aldrabão (nada de futebol) e foi preso. E bem. Pinto da Costa continua livre. Ele e muitos outros.

Respeito muito Baía. E sabes uma coisa? É benfiquista. Ou era, pelo menos.

A grandeza do FCP existe, mas foi moldada sob premissas erradas.
Aguardo pelo dia em que alguém faça do clube o que ele e seus adeptos merecem. E aí sim, passará a ser respeitado por todos doutra forma.

MisS disse...

Eh, pá POC, já não chegava o Pulha Garcia sempre a insinuar-me a homosexualidade do Baia e agora vens tu dizer-me que ele já foi do benfas... Assim não aguento, vou deprimir...

POC disse...

Tal como João Vieira Pinto é (ou era) portista, Vítor Baía é (ou era) benfiquista. True story.

Agora aguenta-te, MisS Vip!

Pulha Garcia disse...

MisS, ma dear,

1. sobre o Baía ser do Benfica (até aos 11 anos ... altura em que começou a jogar no Porto e aparentemente deixou de ser benfiquista) quem o afirma é o próprio na sua auto-biografia ... é, o Benfica dá de comer a muita gente.

2. Sobre as vitórias do Fóculporto que invocas, porque será que só os adeptos do Porto lhes dão valor? Em Portugal toda a gente sabe que quem corrompe árbitros pode sempre ser campeão ... porque é que achas que também ninguém - tirando os próprios adeptos - dão valor às vitórias do Boavista na era do Major? E no estrangeiro, o Ferguson refere-se aos campeonatos do FCP como "comprados no supermercado Tesco" e o Platini resume os dirigentes como "batoteiros". Há ainda os jornalistas do jornal A Marca que associam o FCP à Juventus ... e olha que não é elogio! ahahahah

3. Continuo a gostar muito de ti. Beijo nessa bochecha. Bom 2013. Muito azar para Domingo.

MisS disse...

Meu querido Pulha,

1. Sabes, até me alenta saber que o Baía já foi mouro, significa que soube evoluir, aprendeu a ter bom gosto. Espero que essa mudança se dê também no campo mulheres e ele consiga subir uns níveis...

2. Não serão só os adeptos do Porto a dar valor aos nossos ganhos, quantos lampiões não terão o secreto desejo de ver a sua equipa a jogar à porto?
Quanto ao Fergunson, sabes que a credibilidade dele depende da hora do dia e das garrafas do Dão que já emborcou, mas tal frase faz muito sentido quando recordo aquele golo do Costinha no último momento e o silêncio em Old Trafford... èpico.... Sobre o FDP do Platini, nem me pronuncio, é francês tá tudo dito. Já a Marca, é só mais um pasquim como a tua Bola.

3. Eu também gosto muito de ti, apesar deste teu defeito... Azar?! se Domingo eu partir algum membro the blame is on you!
Bom ano mas, sem título claro...

Beijo azulão.

POC disse...

@MisS, ponto 2. Qual jogo, aquele em que o Manchester foi prejudicado e por isso eliminado? Ah, sei :)

Mais a sério, o Porto é fortíssimo e é um grande clube. A questão prende-se como a forma escolhida para lá chegar. Essa, está marcada junto ao vosso símbolo, e nunca mais será apagada. E é disso que falo.

De resto, como disse, aguardo por alguém que saiba honrar o Futebol Clube do Porto e seus adeptos. E que saiba transformá-lo num clube respeitável. Porque não o é. Infelizmente.

30 anos são muitos anos. São os anos que levaram a crescer até atingirem este patamar, da forma que todos sabem. E são muitos anos para se tentar dissociar o clube duma pessoa.

Faço o meu esforço. Respeito e gosto de muitos portistas. Mas a verdade é como o azeite. Neste caso, já veio ao de cima.

Gosto de mulheres que entendem o futebol e sabem dar-nos uma ferroada ;) Parabéns.

Sílvia disse...

Isso é mentira. O Baía sempre foi Portista, ele é da minha terrinha e não conhecendo diretamente a ele ou à família, conheço alguém que conhece. E conheço quem tenha estudo com ele, visto ele ter estudado na minha escola, pouco tempo antes de mim.
E João Pinto é boavisteiro, onde começou a jogar, sendo ele do bairro da pasteleira, um bairro em pleno centro do Porto, onde todos são portistas daqueles afferuados ou boavisteiros, parece-me pouco provavel ele ser do benfica, mas adiante!
Isto as pessoas têm cada ideinha que enfim!!

E os benfiquista em vez de se preocuparem com arbitragens (coisa que nunca se preocupram antes de a974... ups!!) haviam de se preocupar mais em jogar e com isto: http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/benfica_quotajudadoquot_em_65_milhotildees_conclui_pj.html

As arbitragens podem roubar uns golitos e uns campeonatos, que têm o valor que têm... Já isto, rouba-nos a todos.

Sílvia disse...

*aferroados

Sílvia disse...

*1974

POC disse...

@Sílvia, uma mentira dita muitas vezes não se torna verdade. Tal como a data de fundação do FCP ser falseada (e já provado), também a questão do "Clube do Regime" é outra questão igual.

O Benfica era conhecido por ser mais comunista, logo, completamente na borda do prato político. Existem vários episódios que até mostram a forma estranha como era tratado, como por exemplo disputar uma final da Taça de Portugal no dia seguinte à final da Taça dos Campeões Europeus.

Acerca da notícia, se for verdade e provado, que o Benfica seja obrigado a pagar. Comigo é com honestidade. E se um dia descobrirem que fizemos isto ou aquilo, que paguemos por isso.

Convém é não esquecer como é que o FCP tem um Centro de Estágios em Gaia.

Sílvia disse...

Ah, só agora li o comentário do pulha! Se realmente é verdade que foi o próprio a dizê-lo, coisa que só acredito vendo, e eu não li o livro. Nem vou ler, que por muito que goste do Baía, tenho coisas mais importantes com que me preocupar!
Mas se relamente é verdade, as pessoas que conheço sempre o conheceram como portista, daí o meu comentário.

Sílvia disse...

Deduzo que nas várias competições europeias que o fcp ganhou também tenha comprado os árbitros!!
E onde andava o benfica nessas alturas? Devia ter mais onde gastar o dinheiro que nos roubou, do que em compra de árbitros!!

POC disse...

@Sílvia, a partir do momento em que Portugal está corrompido e são campeões e ganham o dinheiro todos os anos do apuramento da Champions, vão crescendo, enquanto os outros não. Futebol, infelizmente, é dinheiro.
Ao fazerem sempre mais dinheiro, conseguiram pagar mais pelos melhores jogadores, aliciá-los por jogarem na Champions. E vão crescendo.

Isso não quer dizer que a base de tudo foi a corrupção. Corrupção essa que foi assumida pelo FCP, para o caso de não saberem.

A partir do momento em que não contestaram a perda de 6 (ahahah, só rir) pontos por corrupção é porque a assumem.

Se me dissessem que eu tinha roubado uma loja mas deixavam-me sair se pagasse € 10, EU NUNCA o faria, porque estava a colocar em causa a minha honra.

Vocês não têm culpa. Cresceram a ver o FCP ganhar.
O culpado ainda lá está.

Sílvia disse...

Caro POC, acha que só há corrupção no FCP? Acha que não há no benfica e nos outros todos?
Pois, posso dizer-lhe que até no clube da terrinha há corrupção e nos clubes das terrinhas a corrupção ainda é mais, só que é com cestos de frutas (e uns envelopes por baixo), embora de mnenores valores!!
Não se iluda, não seja ingénuo e não faça do benfica um santo ou um coitado!!

POC disse...

@Sílvia, não estou a fazer do Benfica um santo ou coitado. Reafirmo, se existir algo concreto contra o Benfica, que sejamos condenados.

Sílvia disse...

Ai, que graça, olhe nem de propósito POC, o árbitro para o benfica-porto, o João "pode ser" Ferreira!! Mal soube lembrei-me logo desta nossa conversa!!
Para a próxima discutimos antes os números do euromilhões!!

Sílvia disse...

Só para o caso de alguém não conhecer: http://www.youtube.com/watch?v=cdt4Na-cW1k

POC disse...

Conheço muito bem. Sou relativamente bem informado em relação ao futebol e ao Benfica.

João Pode Ser Ferreira foi igual para o Belenenses, que era o adversário salvo erro.
Na Taça, funcionava assim. Mal, mas era assim. Ligavam aos presidentes para discutir os árbitros, por causa das "coisas".

Curioso que essa escuta já vos interessa :)

Por mim, usem essa escuta (foi analisada e explicada, e foi considerada um não assunto). Se dessa forma as do FCP já tiverem validade jurídica, então usem a do João Pode ser Ferreira. E depois vemos o dérbi da cidade do Porto novamente...mas nos distritais.

Sílvia disse...

Da mesma forma que é "Curioso que essa escuta já vos interessa :)", também é curioso que esta escuta já não vos interesse a vós!!
Vai-se a ver e é como eu disse, corrupção há em todos os clubes e os adeptos são todos iguais, cada um puxa a brasa À sua sardinha!!
Eu puxo, mas daí a meter as mãos no fogo pelo meu clube, ou a defendê-lo cegamente vai uma grande distância! Afinal eu recebo o mesmo ao fim do mês, e pasmem-se, é muito menos do que os jogadores recebem, quer ganhem ou não!

POC disse...

Mas essa escuta foi explicada por Benfica, Belenenses (recebeu o mesmo telefonea) e FPF. E esse telefonema foi feito a Porto, Sporting e etc.. Este saiu porque dava jeito para contrapor, mas não valeu de nada.

Há corrupção e corrupção. Há todos os clubes e depois há o Porto (e às vezes os seus amigos, quando dá jeito - Boavista).

Mas hey, estamos em paz :)
A verdade é que nós é que gostamos a sério, não são nem jogadores nem dirigentes. Esses? Euros. E pouco mais.

Até breve :)

MisS disse...

Eh lá! que a conversa aqui vai animada! Saia uma rodada e uns tremoços, para o POC podem ser caracóis. Domingo quem perder paga a conta.

POC disse...

;)

Mário disse...

No Século XXI O FCP tem mais troféus internais do que o SLB tem campeonatos nacionais e o mesmo nº de taças da liga do slb;

Nos últimos 18 anos o slb tem tantos campeonatos como os verdes que estão a 1 ponto da descida. E estes "Grandes" só têm mais um campeonato do que o Boavista(está a disputar a 2ª divisão zona norte).

Se acreditam que os títulos(nacionais e nomeadamente internacionais) do F.C.Porto foram conquistados por causa da corrupção, então apoiem o voleibol.

POC disse...

@Mário, youtube. Caso encerrado.