domingo, 20 de janeiro de 2013

Tristesse...

 
 
Hoje trago em mim uma tristeza. Não sei porquê, nem de onde vem. Não lhe quero mal. Não a desprezo nem odeio. É bom sentirmo-nos tristes, por vezes. A tristeza é o amplificador da alegria. Sem ela a alegria seria apenas um  ténue som acústico, sem repercussão, sem plateia. O problema da tristeza é o apego. É como um lodo que se apega e nos afoga. A tristeza não se contenta com a parte, com o momento. Ela chega em silêncio e vai instalando-se. Devagarinho vai ocupando o seu espaço, dia após dia ganha território, até nos consumir por inteiro. Tolda-nos os sentidos, deixamos de ver o vivo das cores, deixamos de ouvir a melodia, deixamos de saborear o doce. Tudo fica pálido, desafinado, amargo. É nesse momento que percebemos que a visita veio para ficar e cabe-nos a árdua tarefa de expulsar o convidado.

12 comentários:

brisa disse...

às vezes o segredo é senti-la, não lhe fazer frente, mas sempre com a certeza que como veio há-de vir ... porque tudo é impermanente

*que não demore a ir!

brisa disse...

errata: há de ir em vez de "há-de vir"

Pulha Garcia disse...

Percebo. É um lodo onde temos uma certa tendência para cair. Vou-te contar o meu segredo sempre que estou prestes a cair: penso nos miúdos com cancro no IPO de Lisboa. Por vezes vejo-os no metro acompanhados da mãe, a meio da manhã. Parte-se-me o coração. Isso sim é injusto, indefensável. Ao pé disso, somos todos pessoas de muita sorte. E além disso, acaba tudo demasiado depressa ... não quero um dia olhar para trás e pensar que perdi tempo a cultivar uma depressão em vez de viver a vida. (como acho que temos coisas muito parecidas, MisS, espero que o meu antídoto Bastard te seja útil)

RCA disse...

Então e o corte de cabelo e o catano... Se isso do corte de cabelo é para nos trazer tristeza, o meu barbeiro está lixado comigo!

6 meses e um dia para o verão, and counting, três meses, para a primavera (que também é espetacular), nove mes...

esmeraldameira disse...

Tristeza nao MisS!! Por favor!
Transmites tanta energia positiva, entao??
A tristeza não é nada nada a tua cara.

Mona disse...

Tas triste pk ainda não me viste!!!
Ta difícil com este tempo de merda !!! Ganhei raízes na cama do Cocas*

MisS disse...

Brisa, nada como sentir uma brisa quente no rosto para se nos desenhar um sorriso. ;)

Pulha, isso é um antídoto em dose de cavalo, pá! Um prozac de 15kg! Mas tens razão, a vida é demasiado curta para perdermos tempo. Grazie pela partilha. Fico a dever-te uma ;)

RCA, não conhecias a minha costela bipolar? sou geminiana pá, por isso muito inconstante... Conto os dias para a Primavera como um condenado. A minha parede está cheia de cruzinhas... (nove meses para? queres partilhar algo?)

Esmeralda, conhecer o amargo ensina-nos a apreciar o doce... ;)

Mona, a minha solidariedade está com o Cocas.

esmeraldameira disse...

Tens toda a razão MisS, e eu que o diga visto ao sucedido na semana passada. Quem vê caras nao vê coraçoes e por vezes parecemos muito bem e por dentro andamos bem mal.

Miss Smile disse...

Tu triste!? Desculpa lá, não acredito em nada disto... A vida são dois dias. Onde vamos logo? Rodizio???

MisS disse...

Smile, rodizio + reunião de condominio = parece-me bem. A oportunidade de vos insultar é sempre uma alegria para mim...

Mona disse...

Insulta-me à vontade!!! Antes tu do que gente de merda!
É com os teus insultos que a Mona cresce!!!

Sílvia disse...

Olha, como diria o outro (não perguntes qual outro que nem eu sei!!): "Se um dia sentires um enorme vazio dentro de ti, vai comer, que isso é fome." Eheheh ;)