domingo, 24 de junho de 2012

Anormalidades à portuga...

O nosso país tem muitas incongruências, para não dizer anormalidades, e, para mim, o dia de hoje é talvez a maior delas. Hoje é feriado em Guimarães, não porque lá se comemore o São João, com todo o respeito pelo santo padroeiro dos metalúrgicos. A efeméride que se comemora na cidade berço é a Batalha de São Mamede de 1128. O dia da fundação de Portugal. Ora, se entre os feriados nacionais temos a restauração da Independência, a implantação da República, o dia da Liberdade porque é que o dia da fundação de Portugal não é feriado nacional? Há alguma mente iluminada que me consiga explicar porque é que se celebra as consequências e se ignora a causa?

Talvez o problema do nosso país esteja aqui, celebramos demasiadas datas políticas, quando nunca tivemos um político melhor que medíocre, e esquecemo-nos de celebrar o maior e mais bravo português de sempre: D. Afonso Henriques - O Conquistador.

2 comentários:

Vic disse...

Deve ser porque o gajo bateu na mãe e nós estamos numa sociedade matriarcal

MisS disse...

Vic, o gajo não bateu na mãe! o gajo prendeu-a no castelo da Póvoa de Lanhoso porque a mãe era uma putéfia que preferiu o amante ao filho. Não havia nada de matriacal naquela senhora....