sexta-feira, 29 de março de 2013

Quando os grandes são gigantes...


Eu sei que agora fica bem dizer que somos todos madridistas por causa do Mourinho e do Ronaldo e do Pepe e lá do outro caxineiro, e porque somos nacionalistas and so on. Mas, e mais uma vez, remo contra a maré. Em Espanha sou Barça, sempre fui Barça. E não tem nada a ver com com falta de nacionalismo ou não gostar do Mourinho (oh! se gosto... como gostaria...) ou do Pepe, ou do Ronaldo ou do caxineiro (embora não goste deste nem com fios de ovos). Nem sequer tem a ver com o facto de gostar mais de Barcelona que de Madrid (que me encanta, mesmo assim). Gosto do clube pela mística que encerra, pela filosofia que professa, pelo lugar que impõe e reclama, mesmo longe da capital, pela paixão dos adeptos, pelo espírito de equipa, por me recordar o meu FCP, por isto:




Porque é nestas alturas que se distinguem os grandes dos gigantes...

9 comentários:

Jibóia Cega disse...

Os portistas são do Barcelona, claro está. Eheheh

PS - Madridistas (adeptos do RM) ou madrileños (habitantes de Madrid) :P

Quel* disse...

Ultimamente, tem-se visto muitos dedos apontados a quem é defensor do Barça ao invés do Real, assim como a quem prefere o Messi ao Ronaldo. Só porque somos portugueses, não podemos ter a nossa opinião? Temos que gostar obrigatoriamente do que é nosso, mesmo que achemos os outros melhores? Tem-me custado a aceitar esta recente mania.

MisS disse...

Jibóia,

Claro está! :)

Já corrigi o erro! Gracias cariño! Muitas amêndoas para ti, pá ;)

Quel,

Precisely! Tanto nacionalismo nas pequenas coisas e no que importa realmente assobiam todos para o ar... é que não há paciência.
Boa Páscoa!

S* disse...

São mesmo dignos. :)

Inês disse...

(Eu sou benfiquista...), mas adoro o Barça, tenho uma quase espécie de devoção ao clube, e não é de agora.
Sempre gostei de ver uma equipa do futebol a "patrocinar" uma ONG por exemplo.
Depois a mística, o facto de serem catalães é um bocado a rebeldia, a síntese do anti-herói.

RCA disse...

Desde sempre gostei do Barça, pela tal identificação com o Porto. O clube da suposta segunda cidade, que nunca foi apoiado pelo regime, que tem de criar uma cultura, uma mística, para se afirmar. Acontece é que o Barça, como o Porto, já não tem de lutar contra poder nenhum para vencer e como acho mesmo piada ao Mourinho, nem que seja transitoriamente, quero que o Barça se f...

Sílvia disse...

Pois eu sou portista e não gosto do barcelona! Mas também não gosto (ou desgosto) do real madrid. Não torço por nenhuma, vejo por gosto ao bom futebol, mesmo! Daí preferir jogos de ligas estrangeiras que é "sempre a dar-lhe", ao contrário da protuguesa que eles passam metade do tempo no chão!
No entanto o futebol do barcelona (igual ao da selecção espanhola) irrita-me profundamente, é uma grande seca, o toca toca toca, de cansar o adversário, para assim lhe ganhar, também me cansa a mim, só de ver! Futebol de salão em campo relvado é que não!!!

Sílvia disse...

E já que alguém falou de Messi/Ronaldo... Para mim, que sou portuguesa e gosto de sê-lo, com todos os nossos defeitos e qualidades (portanto que não falem de falta de patriotismo ou o raio), acho o Messi melhor jogador, simplesmente porque é um jogador mais completo, é muito mais El Pibe do que o Ronaldo!

Inês disse...

Concordo!!
Eu costumo dizer que Ronaldo é técnica, Messi é magia.
Mas eu gosto da forma como o Barça e a selecção Espanhola jogam.