terça-feira, 30 de abril de 2013

Em condições normais o FCP seria campeão, em condições anormais... (faltou-nos meio Mourinho)


Tenho uma confissão a fazer: eu leio a Bola. Sim, esse pasquim vermelhusco, bastião do parcialismo e praticante do futebol monocromático. Leio porque me diverte mas, acima de tudo, leio porque não quero ser como aqueles que o escrevem. 
Não gostando muito do Miguel Sousa Tavares romancista, ou até mesmo do comentador de política e actualidade que tem uma visão critica sobre tudo (Miguel pá, tens de refrescar a crónica no Expresso estás sempre a bater nos mesmos), a verdade é que gosto do  Miguel Sousa Tavares portista. E à terça feira chegar à página da Nortada depois de uma intoxicação vermelha é sempre um porto seguro. Hoje não foi diferente e, numa carta aberta escrita ao ilustríssimo Eduardo Barroso (que nunca deveria ter-se desviado do caminho de casa para o hospital e deste para casa), diz as coisas como elas são:

"o slb é hoje dono de um estatuto, um triste estatuto, que eu devo confessar que também já foi nosso o de ser o clube que, fora do universo dos seus adeptos, é o mais desprezado de todos".

A diferença entre os verdadeiramente grandes e os que vivem à sombra da grandeza de outros tempos está precisamente no saber ganhar e, saber ganhar, também se aprende, é preciso é ganhar muitas vezes, o que não está ao alcance de muitos. 
Em 30 e qualquer coisa anos de portista, não tenho memória de passar uma época sem ganhar absolutamente nenhum título. Se fico danada? Fico especialmente porque tínhamos equipa para ir muito mais longe em todas as competições. Não fomos porque não tivemos treinador. Custa perder a faixa de campeão? Custa (principalmente para o benfas) mas, sabemos que fizemos por o merecer. Apesar de ser um título com "capelas" e longe de ser limpinho, limpinho nós não ignoramos a nossa culpa na perda deste campeonato, não fizemos o que nos competia e por isso perdemos. O que não muda o nosso destino...



 

3 comentários:

RCA disse...

E é isto!

Pulha Garcia disse...

Respira fundo. O mais normal é o maior clube do mundo, o que mais vezes foi campeão de Portugal, o que tem o melhor plantel, o melhor treinador, mais tradição, ser o também o campeão nacional. Mal está quando o habitual campeão é um clube condenado por corrupção.

(Mas eu gosto de ti e repito: os meus amigos são muito mais importantes que bola; Beijo prá você, viu?)

MisS disse...

RCA, mais nada!

Pulha, eu perdoo-te...