terça-feira, 5 de março de 2013

O Profeta Gentileza


Por várias vezes navegando na net, já me tinha deparado com esta frase, a qual sempre gostei e por concordar certamente já a partilhei mas nunca tinha pensando muito na origem da mesma. Na minha recente viagem ao Rio de Janeiro, encontrava isto em tudo quanto é sitio e em todo o tipo de artigos turísticos, os chamados souvenirs do Rio de Janeiro e então procurei saber mais de onde vinha esta frase tão simples e no entanto tão verdadeira. Na altura um familiar meu contou-me a história do Profeta Gentileza, o autor de tão celebre frase, entretanto resolvi pesquisar mais acerca do Gentileza e vejo que a história que me contaram lá é a versão mais conhecida, ou seja que perdeu a família num incêndio e a partir dai dedicou-se a uma vida errante e a espalhar palavras de bondade pelas ruas do Rio de Janeiro, esta é a versão que se conta, no entanto não é completamente verdade. De facto há um incêndio na historia, um grande incêndio que matou cerca de 500 pessoas a maioria crianças num circo em Niterói, alguns dias após essa tragédia, José Dratino recebeu um chamado divino e a partir desse momento dedicou sua vida a consolar as pessoas, e a ensinar o que é o perdão, vestia-se como um apóstolo e pregava seus ensinamentos nas barcas Rio/ Niterói, chamava a todos de Gentileza e daí veio o seu apelido. Nos anos 80 pintou os seus ensinamentos e suas criticas ao mundo em murais nos viadutos da Avenida Brasil, usava um tipo de letra muito peculiar e os murais ficavam na altura exacta para quem passasse de autocarro conseguisse ler. Com o passar dos anos seus murais foram vandalizados e até cobertos com tinta, muitas vozes se levantaram em favor de preservar tal património, e com a ajuda da Prefeitura do Rio de Janeiro foram recuperados.
Hoje em dia,  a frase Gentileza gera Gentileza, assim como está aqui é uma das imagens do Rio de Janeiro, e é a frase mais conhecida do Profeta Gentileza, o homem que acreditava e pregava que a " Gentileza é o remédio para todos os males"

3 comentários:

Mona disse...

Pois lembro-me muito disso ou não fosse o meu presente para aquele que sabemos...

No sábado estava a ouvir "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor" da MM e não é que tem uma música em homenagem a "Gentileza".
"Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza..."

Mona disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana ✈ disse...

É verdade e um bonito mote, infelizmente nao funciona com toda a gente. Uma pessoa é gentil uma vez, é gentil duas vezes, quando chega à terceira e continua a levar patadas... não há gentileza que resista!