sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Não há como não gostar do sentido de humor dos portugueses...


Eu gosto muito de Zeca Afonso e, esta história toda de desatar a cantar o Grândola Vila Morena, além de ser muito produtivo para o turismo do Alentejo, é giro, é poético e vai ficar bem nos livros de história e tal. Mas, se há protesto inteligente, e ao qual presto a minha vénia é este. Onde é que eu arranjo mesmo o NIF do Passos???



8 comentários:

Sílvia disse...

Olha que não, olha que não!! (na minha opinião, claro!)

Antes de mais quem inventou isto dizer ter esclarecido as pessoas que "pedir facturas em nome de outra pessoa configurar um “crime de falsas declarações”." (http://www.publico.pt/economia/noticia/consumidores-pedem-facturas-em-nome-de-passos-coelho-1585386)

Depois, não resolve nada, mais uma vez. Para mim o povo anda a fazer folclore, com isto, com a música, com o resto e fazer algo realmente útil nem ver-se. Desperdício de energia, é o que é.

Eu se fosse o Passos Coelho estaria a rir-me, porque isto é completamente ridículo, não afecta nada, nem ninguém, nem para bom nem para mau!! É só mesmo perda de tempo!!

MisS disse...

Sílvia, considero um protesto inteligente contra uma medida descabida. O Estado quer abraçar o mundo quando não tem braços para isso. Esta história toda das facturas electrónicas é imbecil e de certeza que saiu da cabeça de alguém que nunca geriu um negócio. Há muita fuga ao fisco, é uma realidade mas, não é com vinagre que se apanham moscas. Nem é a afogar as pessoas em talões de meio tostão que as finanças vão recuperar os impostos perdidos.

Sílvia disse...

O povo escusa de gritar, espernear, pedir faturas em nome de outros e cantar enquanto os actuais políticos lá estiverem. Simples e muito prático.
Não há necessidade de andarmos a gastar energia em coisas que não interessa, é melhor guardarem-na para algo que resolva realmente alguma coisa.

Entrou-se, de há uns largos anos para cá, num sistema altamente corrupto. A meu ver os partidos existem apenas na teoria, na prática eles encobrem-se todos uns aos para todos lucrarem à conta do povo.

A única coisa que nos safaria seria tirar da AR todos os politicos e colocar lá pessoas apartidárias, que estivessem dispostas a limpar e não aderir à corrupção. Ou inicialmente uma assembleia constituinte, em que o povo decide diretamente o futuro da nação, como na Islândia.

Tal não me parece que aconteça de forma pacífica (como na Islândia), porque a UE não deixaria, e eles é que mandam!!

Em forma de golpe de estado ou revolução também não irá acontecer, porque para já o exército está do lado do governo. Eu pensei que eles tinham sofrido poucos cortes, precisamente porque é bom termos os amigos perto, mas é melhor ter o inimigo ainda mais perto, mas segundo me disse um amigo e supostamente, segundo ele, de fonte segura, o exército ainda levou aumentos, embora tenham dito o contrário (mentiram-nos portanto, nada de novo!!).

Logo e analisando tudo não há saída possível, pelo menos para já, senão cumprir!

Sílvia disse...

Certo misS, mas isso é fácil de resolver, as pessoas fazem como sempre fizeram, não pedem fatura! Eu vou continuar a fazer como sempre fiz, simples!

MisS disse...

Sílvia, discordo em algumas coisas do que dizes, primeiro porque, sendo eu própria política (mesmo não jogando na divisão destes senhores)ainda nutro algum esperança no sistema. É verdade que está corrompido mas não acho que a solução seja a da anarquia. Acho que se devia começar por secar os partidos por dentro, cortar-lhes ao financiamento e deixa-los sem meios para alimentar tantos boys. A politica não deve ser nunca uma profissão, antes um dever que todos, enquanto cidadãos, deveriamos cumprir em algum momento. E acredito que o caminho deva passar sempre pela simplificação nunca pela complexidade. Com medidas como esta estão a complicar algo que deve ser fácil e natural: as trocas comerciais. Claro que podes não pedir factura mas, arriscas a ser multada!! por isso é que este protesto, para mim, faz sentido.
Além disso, podemos sempre fazer ouvir a nossa voz, de variadissimas maneiras mas, começando sobretudo por assumirmos os nossos deveres enquanto cidadãos: votar, e votar em consciência. Fiscalizar aqueles em quem votamos e exigir-lhes a competência necessária para o desempenho dos cargos. Porque o poder que eles exercem é nosso, foi-lhe apenas cedido temporariamente.

Sílvia disse...

E qual é a pena para quem pede falas faturas?! É que se não estou em erro, ouvi hoje no telejornal que poderia ir até 3 anos de prisão! (mas sem certezas)

"Acho que se devia começar por secar os partidos por dentro, cortar-lhes ao financiamento e deixa-los sem meios para alimentar tantos boys. A politica não deve ser nunca uma profissão", concordo completamente, no entanto, eu já perdi a esperança no sistema, é só essa a diferença!

Eu não falei em anarquismo. Falei numa assembleia constituinte, que fizesse uma nova constituição, em que os politicos nao tivessem tantas regalias e fossem severamente penalizados caso lesassem o país. Uma limpeza na política actual do país.

Sílvia disse...

"falas" será "falsas"!!

pedro b disse...

aqui: https://dl.dropbox.com/u/14928021/nif.jpg