quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Self portrait...


Tumblr_mi9lp0zjvf1s616bco1_500_large


Costumo arrancar uma gargalhada aos meus amigos quando digo que sou tímida. Eles conhecem o meu lado fun, treteiro, respondão, nortenho é-lhes, por isso, difícil acreditar. Mas, a verdade é que sou mesmo tímida. Ou isso ou muito estúpida. Que outra explicação haveria para ter corado até às orelhas quando o Baía me deu dois beijinhos? ou para, a um convite do Ruzzo dos Orishas para ir aos camarins fumar um charuto, eu responder, com um sorriso parvo na cara, que não fumava? ou para ter paralisado quando o Paulinho Vilhena me apalpou o rabo, ao invés de corresponder com uma apalpação a duas mãos (porque acredito que devemos devolver em dobro o que recebemos)? Sou tímida. Não meto conversa, não faço abordagens. Fico sem jeito ao falar com estranhos, para dizer a verdade nem falo muito. Limito-me a ouvir e sorrir. O grau de timidez aumenta proporcionalmente ao grau de interesse da pessoa em questão, podendo mesmo chegar a índices adolescentes, como evitar o eye contact, corar, enrolar o cabelo nos dedos, por não saber o que fazer com as mãos. A comunicação do cérebro com o corpo desliga-se e este, habituado a obedecer,    perde-se na sua liberdade, originando uma coreografia confusa. O pior, nesta aparente bipolaridade é, e pelo facto de carregares o selo de mulher bem resolvida, de bem com a vida, extrovertida, estes sinais de timidez passarem por snobismo, antipatia ou mesmo, falta de interesse.
Podia ter-te dito que, para mim, os elementos paralinguísticos são meros pormenores e que devias atentar ao que, não pronunciando, eu dizia, podia ter-te dado o livro de instruções (se não fosse ainda um manual em actualização). Mas, a verdade é que, se não tiveste a argúcia e a curiosidade para descobrir, simplesmente não estás à altura do desafio. Este é um jogo de alto risco, acessível apenas aos mais temerários...


9 comentários:

Ana ✈ disse...

Desculpa mas fiquei presa ao início do post. O Paulinho Vilhena o quê????? E tu não retribuíste????

You lost my respect.

P.S. Fora de brincadeiras, eu tb sou assim e por isso a primeira impressão que as pessoas têm de mim é ser "nariz empinado". É o nosso karma.

L. disse...

Identifico-me tanto com este post :)

Ana disse...

Eu tenho o problema inverso, sou pouco tímida e quando estou bem disposta sou muito faladora e com toda a gente o que me leva a ter problemas quando a pessoa em questão é do sexo masculino porque muitas vezes confundem as coisas e pensam que me estou a atirar a eles. Quantas e quantas vezes penso para comigo " por favor cala-te.. Por favor cala-te.. Não digas mais do que o necessário.. Por favor".
Muitas vezes deixo o namorado todo envergonhado porque se num restaurante me perguntam um simples "está tudo bom?" Eu sou capaz de falar de todos os pratos e lembrar-me de mais não sei o quê e o meu namorado começa-me a fazer cá uns olhos :) eu divirto-me mas tenho mesmo de fazer força para me conter.

MisS disse...

Ana, não, não retribuí, na verdade fiquei super encabulada... ainda hoje me penitencio severamente por isso...
"Nariz empinado" é uma descrição que também conheço...

L. Join the club ;)

Ana, "porque muitas vezes confundem as coisas e pensam que me estou a atirar a eles" compreendo, vivemos numa sociedade demasiado libidinosa onde um pequeno gesto é passível de ser mal interpretado, não só por eles mas também, e sobretudo, por elas...
mas, já pensaste ser dadora de "à vontade". É que há gente a precisar mesmo de umas transfusões...

Pulha Garcia disse...

A vida é bela. Percebo o teu texto, a sério que sim. Mas as coisas boas só costumam acontecer a quem tem a coragem de comunicar. Só se vive uma vez.

MisS disse...

Pulha, há muitas formas de comunicar... ou isso, ou tenho de me resignar à ideia que, simplesmente, as coisas boas não me acontecem a mim...

Pulha Garcia disse...

MisS,

"as coisas boas não me acontecem a mim..."? Então e eu, pá?

(Que ainda por cima te avisei para os perigos de fantasiar com o outro gajo, aquele que ía à baliza e gostava de apanhar bolas, you know)

Há muitas coisas que acho interessantes no que escreves e que me veria a escrever igual (mas não tão bem). O desencanto, por exemplo, é parecido. Mas pensa que a vida só te acontece uma vez e que ainda por cima passa demasiado rápido. Gostas de alguém? As coisas não estão a funcionar? Não estás bem? Gostavas de algo? aborda a pessoa e as situações abertamente. Speak your mind. Eu acredito que há todo um conjunto de coisas boas que te podem acontecer, desde que não te isoles em casa debaixo dos cobertores. Anyway, tudo de bom, sempre a torcer pelos meus.

Isa disse...

Pulha, 300% de acordo: "aborda a pessoa e as situações abertamente. Speak your mind". Seriamos todos tão mais felizes...

Pulha Garcia disse...

Isa, meu bem,

indeed.

(se tu soubesses como eu já caí perante o teu nome, pá...)