segunda-feira, 12 de março de 2012

Shiuuu, é segredo...


Não sei se já repararam mas, se há coisa que os portugas não sabem é manter um segredo em segredo. O conceito existe, a palavra entra no vocabulário da nossa língua, mas o seu significado não foi de todo interiorizado, ou compreendido… Mesmo aqueles que são, supostamente, protegidos por lei são tão públicos como as casas de banho de um shopping. 
Ora vejamos:
  • Segredo bancário: basta que tenham um petit peu de confiança com o caixa da agência (sim nem é preciso chegar ao gerente) para que este lhe conte a vida financeira de quem quiser: o saldo bancário, os empréstimos, o restaurante favorito, etc e tal…
  • Segredo médico: enquanto aguardam que o vosso médico vos comunique o resultado dos exames, já a vizinha, que tem um sobrinho que é primo do genro da Joaquina que faz limpeza no hospital, sabe que será necessária uma colonoscopia…
  • Segredo de justiça: pois, esse existe, para quem não lê jornais, vê televisão, ouve rádio ou acessa a net…
O único segredo que me ocorre ter sobrevivido durante alguns anos foi mesmo o de Fátima e, porque a única sobrevivente fez votos de silêncio e encarcerou-se num convento. Mesmo assim não morreu sem abrir a boca…


Sem comentários: